Sua região é

Guia de Saúde em Santa Catarina | hagah SC

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Florianópolis e em SC.

Buscar por saúde em Santa Catarina:
 

Notícias

Saúde

Saiba o que fazer em caso de queimaduras com água-viva

Em 2011, já foram registradas 32 ocorrências em SC, 16 a menos que no ano passado inteiro

Entrar no mar talvez seja um dos momentos mais prazerosos de um dia de forte calor no verão. Um simples mergulho, porém, pode atrapalhar o andamento das férias. Na hora de se refrescar é preciso ter cuidado para não se queimar. Sim, ao entrar no mar é possível se queimar com águas-vivas ou caravelas.

De 1º de janeiro a 16 de fevereiro de 2011, já foram registrados no litoral catarinense 32 ocorrências de pessoas queimadas por águas-vivas, segundo informações do Centro de Informações Toxicológicas (CIT). Durante todo o ano de 2010, ainda segundo informações do CIT, foram constatadas 48 intoxicações por celenterados (águas-vivas, caravelas e larvas).

A equipe do projeto de Biodiversidade Marinha do Estado de Santa Catarina, do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC, constatou que a espécie de água-viva que pode ter sido responsável por maior parte dos acidentes no verão é a Olindias sambaquiensis.

Orientações do Centro de Informações Toxicológicas:

— Antes de entrar no mar, observe se há a presença de águas-vivas mortas na areia. Caso haja, tome cuidado em dobro, já que provavelmente deve haver outras na água.

— Quando houver queimadura por água-viva, não se deve colocar água doce por cima da ferida, porque os nematocistos se rompem, por osmose, e liberam mais veneno.

— Se ficarem tentáculos presos à pele, deve-se retirá-los com uma pinça ou raspagem, que pode ser feita com o lado não cortante de uma faca, por exemplo.

— Ao ser queimado, nada de urinar sobre a ferida. A melhor medida é colocar vinagre sobre o local, que deve permanecer em contato com a pele de 15 a 30 minutos, com o auxílio de um pano embebido nesse líquido.

— Se a dor for leve ou moderada, a pessoa pode ingerir analgésicos comuns. Em caso de dor forte ou vômitos, recomenda-se levar o acidentado ao hospital, para tratamento adequado.

HAGAH SC

Comentários

Virginia Portela

Denuncie este comentário

Boa tarde,ontem passei o dia com minha familia na praia de Boa Viagem,e o que devia ser um dia feliz e de lazer acobou sendo um dia de muita dor,levei uma queimadura de uma caravela bem entre o pé e a panturrilha,meu Deus que dor horrivel,a dor passol para a minha perna toda,chegou até a minha verilha,nossa,eu chega chorava,a danada agarrou na minha perna ,a dor foi tao grande que o meu marido estava junto de mim e sem querer eu o arranhei com a minha unha,coitado ...ele mim ajudou a tirar ela de mim,não tem como evitar ser queimado pelas caravelas,e espero não mais sentir a dor que passei,hoje,segunda feira,estou com a queimadura e nao doi mais.

 sxc.hu   / 

Para tratar a ferida, vinagre pode ser o remédio
Foto:  sxc.hu


Comente esta matéria

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS