Sua região é

Guia de Saúde no Rio Grande do Sul | hagah RS

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Porto Alegre e no RS.

Buscar por saúde no Rio Grande do Sul:
 

Notícias

Guia das Especialidades Médicas

Você sabe o que faz um nutrólogo?

A nutrologia estuda doenças relacionadas ao comportamento alimentar



Compartilhar

O que faz um nutrólogo?
A nutrologia estuda o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar. É importante lembrar que o nutrólogo não deve ser confundido com nutricionista. Desde 17 de setembro de 1991, a Lei n° 8.234, diz que somente um nutricionista pode prescrever uma dieta e a educação nutricional, já ao nutrólogo cabe prescrever uma nutrição parenteral (na veia) em pacientes que estejam hospitalizados. A nutrologia pesquisa e avalia os nutrientes presentes nos alimentos, na alimentação e no organismo, podendo ser tanto nas condições de saúde como de doença. Oferece nutrientes e fotoquímicos adequados ao nosso organismo, reduzindo assim o risco de doenças crônicas não-transmissíveis como a obesidade, diabetes, câncer e hipertensão. Os especialistas nesta área dão orientações sobre qual alimentação é a mais equilibrada para corrigir o peso e manter a saúde e acompanhar pessoas com necessidades mais especificas como atletas, idosos e crianças.

Mas qual a diferença entre nutrólogos e nutricionistas?
O nutrólogo avalia, por meio de exames, a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para que o paciente alcance as substâncias corretas ao seu perfil. Já o nutricionista está capacitado a fazer avaliações nutricionais e diagnosticar clinicamente deficiências alimentares. O nutricionista também pode indicar o uso de suplementos, se for necessário. Por ser formado inicialmente em medicina, o nutrólogo está apto a receitar remédios, enquanto o nutricionista trabalha com fitoterápicos cujas indicações terapêuticas estejam relacionadas ao campo da nutrição. Ambas as profissões trabalham em conjunto e são de extrema importância para uma vida saudável.


Quando procurar um nutrólogo...
· Para diagnosticar doenças nutricionais e a realização de exames diagnósticos;
· Para identificar erros e hábitos alimentares inadequados;
· Para esclarecer que doenças nutricionais podem ocasionar doeças mais simples como anemia e carência de vitaminas, até doenças mais complexas como hipertensão arterial, diabetes mellitus, anorexia nervosa e osteoporose;
· Para esclarecer quais são as substancias benéficas e maléficas nos alimentos e como utilizá-los para viver mais e melhor;
· Ele pode propor uma mudança de hábitos de vida e de hábitos dietéticos que possa prevenir doenças;
· Para fazer um acompanhamento sistemático do estado nutricional e check-ups nutrológicos;
· Para propor uma reeducação alimentar adequada;
· Quando necessitar de uma alimentação adequada na gravidez;
· Quando necessitar de controle da dislipidemia (distúrbio do colesterol). 

(Com informações da Associação Brasileira de Nutrologia)

>> Nutrólogos em Porto Alegre
>> Nutrólogos em Caxias do Sul
>> Nutrólogos em São Leopoldo

HAGAH RS
Divulgação / clicRBS

Você sabe o que faz um nutrólogo?
Foto:  Divulgação  /  clicRBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

Em forma 
Saiba como manter a forma no inverno

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS