Sua região é

Guia de Saúde no Rio Grande do Sul | hagah RS

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Porto Alegre e no RS.

Buscar por saúde no Rio Grande do Sul:
 

Notícias

Guia das Especialidades Médicas

Endocrinologista: saiba a hora de procurar um

Este médico cuida dos hormônios e suas funções

Você tem dúvidas quanto à quais médicos recorrer quando aparece alguma doença ou problema? Pensando nisto, o hagah vai fazer um Guia das Especialidades médicas. Começaremos pela endocrinologia e seguiremos com outras especialidades como: nutrologia, urologia, mastologia, oncologia, entre outras.
 
Endocrinologia
 
O que faz um endocrinologista?
A endocrinologia foi introduzida no Brasil na década de 1980, mesma época em que foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Seu nome é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, "secreção interna", referindo-se aos hormônios. A endocrinologia estuda as ordens do sistema endócrino e as glândulas endócrinas.

Estas glândulas são órgãos que produzem diversas substâncias e que ajudam em várias funções do organismo. São dois tipos de glândulas: as endócrinas que secretam os hormônios e, as exócrinas que secretam substâncias nas cavidades internas ou externas do corpo.

A especialidade vem ganhando cada vez mais projeção, pois os problemas que ela trata vêm aumentando com os hábitos contemporâneos de alimentação e comportamento, como a obesidade e a diabetes. Portanto, um endocrinologista cuida de todos os distúrbios e alterações hormonais, fazendo assim, com que o equilíbrio do sistema volte ao normal. É um campo de atuação muito vasto e que abrange diversas doenças e órgãos, já que os hormônios regulam quase que todas as funções orgânicas, até dos órgãos que tinham funções definidas como o coração, estômago e o cérebro.
 
Procure um endocrinologista quando...
- Estiver com problemas com reposição hormonal ou menopausa. A reposição é feita com hormônios e tem se mostrado um tratamento bastante eficaz e que ajuda a melhorar o desconforto causado pela menopausa.
- Estiver com excesso de pêlos. O hirsutismo pode ser causado pelo aumento de hormônios masculinos e ocorre mais na face feminina.
- Estiver obeso. A obesidade é, certamente, um risco muito grande para crianças e adultos e se não tratada  corretamente, pode ocasionar problemas mais sérios como doenças no coração e nas articulações.
- A diabetes aparecer. A diabetes é provocada pela deficiência de produção ou a ação da insulina no sangue. Ela apresenta diversas formas clínicas como a Diabetes Mellitus tipo I, Diabete Mellitus tipo II e Diabetes Gestacional.
- Estiver com problemas na tireoide. Quando a tireoide não funciona corretamente ela pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
- A osteoporose é uma doença endócrina. Quando ocorrem dores nos ossos frequentes, isso pode estar relacionada com enfraquecimento ósseo. E é nesta hora que você deve procurar um endocrinologista.
- Se as mulheres sofrem com a menopausa, os homens, por sua vez, tem a andropausa. Os principais sintomas da andropausa são cansaço, disfunção sexual e diminuição da força muscular.
- Estiver com problemas nas glândulas supra-renais. Esta doença se caracteriza pelo aumento de peso, estrias avermelhadas, pressão alta ou baixa e escurecimento da pele.
- Outros problemas como distúrbios na menstruação, doenças da hipófise, problemas no crescimento infantil e distúrbios da puberdade também devem ser tratados com um endocrinologista. 
 
O que é o sistema endócrino?
Este sistema é formado por um conjunto de glândulas que produzem hormônios. Estas substâncias ajudam a controlar o metabolismo, a reprodução e as atividades do organismo. As glândulas endócrinas incluem tiróide, paratiróides, pâncreas, ovários, testículos, supra-renais, hipófise e hipotálamo.

Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

(Com informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)

>> Endocrinologistas em Canoas
>> Endocrinologistas em Capão da Canoa
>> Endocrinologistas em Caxias do Sul
>> Endocrinologistas em Dois Irmãos
>> Endocrinologistas em Gravataí
>> Endocrinologistas em Novo Hamburgo
>> Endocrinologistas em Osório
>> Endocrinologistas em Passo Fundo
>> Endocrinologistas em Pelotas
>> Endocrinologistas em Rio Grande
>> Endocrinologistas em Sapiranga
>> Endocrinologistas em São Leopoldo

HAGAH RS

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS